O norte do estado e o Vale do Jequitinhonha são as regiões com maior número de municípios sem ligação asfáltica com a rede rodoviária pavimentada do estado. Das 224 cidades mineiras sem acesso por asfalto, 38% estão nestas duas regiões, 19% em cada uma delas. Triângulo e Alto Paranaíba, cada uma com um por cento, são as regiões com menor número de municípios sem acesso por asfalto.Estes números foram apresentados pelo gerente executivo do Projeto Estruturador de Pavimentação e Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios- ProAcesso, Ramon Victor César, durante a audiência pública de apresentação do programa, realizada na tarde de ontem (02/02), no auditório do DER, em Belo Horizonte.Segundo ele, o programa criado pelo Governador Aécio Neves, prevê o asfaltamento de 5600 km, conectando assim os municípios que só têm acesso por rodovias de terra, à malha pavimentada. Dos 224 municípios que ainda não possuem este benefício, 50% têm população inferior a 5 mil habitantes e 88% têm menos de dez mil habitantes. A população total destes municípios é de 1,5 milhão de pessoas.Estas cidades, concentradas especialmente nas regiões norte, Jequitinhonha/Mucuri, Mata e Rio Doce- 70% se localizam nestas áreas, tem em comum o alto nível de pobreza: 97% delas têm Índice de Desenvolvimento Humano-IDH abaixo da média mineira.A metade dos trechos que serão asfaltados têm extensão variando entre onze e vinte e cinco quilômetros e apenas um por cento tem extensão superior a setenta e cinco quilômetros. Estes trechos são, em sua maioria –53%- da rede estadual, enquanto 40% são conservados pelos municípios. Apenas um por cento dos municípios que serão beneficiados têm acesso por rodovias federais.O volume médio de tráfego diário nestes trechos é de 352 veículos, em sua grande maioria- 75%- automóveis. Os restante do tráfego- 19%- é de caminhões e 6% de ônibus.Em sua palestra, o gerente executivo do ProAcesso, Ramon Victor César, ressaltou a importância social do programa, executado pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), através do DER, que na sua primeira etapa vai beneficiar diretamente 63 municípios e indiretamente três outros. Estas cidades,destacou Ramon, irão aumentar sua competitividade econômica, terão significativa melhoria na mobilidade de seus habitantes e serão impactadas positivamente na oferta de emprego e renda para seus moradores, o que trará como conseqüência a redução da pobreza. TRANSPARÊNCIAEm sua fala, na abertura dos trabalhos, o diretor-geral do DER, José Elcio Santos Montese, afirmou que mais do que cumprir um dispositivo da lei, o governo, ao realizar audiência pública para apresentar o ProAcesso, busca abrir a discussão com a sociedade, revestindo de transparência e legitimidade um dos mais importantes programas estruturadores do estado.Ele considera importante que o administrador tenha acesso à opinião dos que são diretamente interessados no programa. Ele assegurou que todas as opiniões emitidas pelos participantes da audiência serão analisadas dentro de critérios técnicos, com o aproveitamento daquelas que se encaixarem na filosofia do programa. A audiência pública teve ainda palestras da Assessora de Custos e Licitação do DER, Maria Rosa Scartellini que explicou aspectos jurídicos das licitações das obras e de Francisco Cardoso, da Diretoria de Engenharia, sobre aspectos técnicos dos projetos de engenharia dos trechos que serão asfaltados.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (02/02/05)